segunda-feira, 10 de março de 2014

Conselheiros Tutelares do Território de Vitória da Conquista - BA participam de capacitação sobre o SIPIA

No período de 10 a 15 de março, os conselheiros tutelares do território de Vitória da Conquista – BA, participam de uma capacitação do Sistema de Informações para a Infância e Adolescência (SIPIA) no município de Condeúba - BA. O curso é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza – SEDES, por meio da Administração Estadual do SIPIA, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Condeúba. O treinamento será realizado em duas etapas: a (1º Etapa) que acontecerá entre os dias: 10,11,12/03/2014 será com os Conselhos Tutelares de VITÓRIA DA CONQUISTA, ANAGÉ, ARACATU, BARRA DO CHOÇA, BELO CAMPO, BOM JESUS DA SERRA, CAETANOS, CANDIDO SALES, CARAIBAS, CONDEUBA e CORDEIROS; a (2ª Etapa) 13,14,15/03/2014 será para os Conselhos Tutelares de ENCRUZILHADA, GUAJERU, JACARACI, LICINIO DE ALMEIDA, MIRANTE, MORTUGABA, PIRIPÁ, PLANALTO, POÇÕES, PRESIDENTE JÂNIO QUADROS, RIBEIRÃO DO LARGO e TREMEDAL.

O SIPIA é um instrumento de apoio à gestão municipal em direitos da criança e do adolescente que tem como objetivo o fortalecimento do trabalho dos conselheiros tutelares. O Sistema ainda dá ao conselheiro tutelar a oportunidade de qualificar sua participação como ator estratégico intersetorial da rede de proteção, promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, contribuindo diretamente para fortalecer a presença dos conselheiros tutelares nos processos de elaboração, a execução, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas de direitos da criança e do adolescente.


O SIPIA também registra e ajuda o conselheiro tutelar a gerenciar localmente as informações dos atendimentos realizados no Conselho Tutelar, reduzindo em cerca de 30% o trabalho manual de administração dos casos atendidos pelos Conselhos Tutelares. Com isso, proporciona mais tempo aos conselheiros para as ações de proteção e promoção dos direitos da criança e do adolescente. A ferramenta automatiza a geração de ofícios, notificações e encaminhamentos feitos, além de gerar relatórios analíticos de relevância às decisões do SGD.

Nenhum comentário:

Disque Denúncia Nacional - DDN 100