terça-feira, 5 de abril de 2016

Dilma sanciona marco legal da primeira infância.


Marco legal da primeira infância

A presidenta da República, Dilma Rousseff, sancionou na terça-feira, 08 de Março de 2016, sem vetos, o Projeto de Lei Nº 6.998/2013, que cria a Política Nacional Integrada para a Primeira Infância. Agora, o governo federal amplia a atenção às crianças, apoiando o desenvolvimento infantil de forma integrada. O novo marco legal reforça o caráter intersetorial da Ação Brasil Carinhoso, iniciativa do Plano Brasil Sem Miséria lançada em maio de 2012, para combater a extrema pobreza nessa parcela da população.

O Brasil Carinhoso reforçou a perspectiva de atenção integral para a primeira infância, ao desenvolver políticas de acesso à renda, à educação e à saúde. Com ele, as famílias com crianças e adolescentes até 15 anos foram beneficiadas com um complemento de renda do Bolsa Família, que garante que 8,1 milhões de crianças se mantenham fora da extrema pobreza.

Além disso, as prefeituras foram estimuladas a ampliar as vagas em creches públicas e conveniadas para as crianças de baixa renda. Entre 2011 e 2015, houve crescimento de mais de 56% de beneficiários do Bolsa Família com até 3 anos de idade matriculados em creches, chegando a 755,8 mil crianças no ano passado. Além delas, há mais 79,9 mil que estão na pré-escola, totalizando 833,7 mil crianças do Bolsa Família recebendo alimentação, cuidados e estímulos para uma vida mais plena.

Na área de saúde, ainda foram desenvolvidos cuidados adicionais, incluindo a suplementação de vitamina A e sulfato ferroso. E, por meio do NutriSUS, a alimentação de mais de 330 mil crianças foi suplementada com sachês multivitamínicos, que reduzem em até 38% os casos de anemia e em 20% a deficiência de ferro após o uso.


Proteção ampliada




Ampliar a proteção aos direitos de crianças entre 0 e 6 anos de idade no Brasil é o principal objetivo do Marco Legal da Primeira Infância. A nova legislação apresenta um conjunto de políticas que beneficiarão mais de 20 milhões de meninos e meninas nessa faixa etária no País. Uma das principais mudanças é o aumento da licença-paternidade de 5 para 20 dias. A medida vale para os funcionários das empresas que fazem parte do Programa Empresa Cidadã.

Ao garantir a participação do pai nos primeiros momentos de vida dos filhos, o Marco reconhece a presença paterna como direito da criança e avança no sentido de possibilitar uma melhor divisão entre homens e mulheres nas tarefes de cuidado com as crianças. “A criança tem o direito de estar com o pai e a mãe nesse primeiro momento de vida. É um momento de criação de vínculo e de necessidades biológicas básicas. Então, é fundamental que o pai participe desse processo junto com a mãe. A licença-paternidade é uma maneira de facilitar essa aproximação, lembrando que a convivência familiar e comunitária é um direito básico de toda criança e adolescente”, afirma o secretário nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rodrigo Torres, da Secretaria Especial de Direitos Humanos.

Outro avanço é a inclusão dos direitos da gestante no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em relação ao pré-natal, parto normal, atendimento pós-parto e incentivo à amamentação. O Marco Legal da Primeira Infância aborda ainda a proteção de crianças contra a exposição precoce ao consumo e aos meios de comunicação e assegura o direito à participação de meninos e meninas na primeira infância com vistas à sua formação cidadã. Além disso, enfatiza a necessidade de especialização dos profissionais que realizam atendimento a esse público, como professores, médicos, assistentes sociais e conselheiros tutelares. A legislação leva em conta que esta é uma faixa etária fundamental para o desenvolvimento cognitivo e emocional das pessoas e que exige uma qualificação específica  para o serviço prestado pela rede de atendimento e proteção à infância.

“A grande questão do Marco Legal da Primeira Infância é permitir um olhar diferenciado a esta população, que tem necessidades especificas. Os primeiros anos de vida exigem um cuidado maior de saúde e um olhar diferenciado da assistência, com capacitação e preparação das redes de atendimento para que elas saibam lidar com este público, sempre associando ao Estatuto da Criança e do Adolescente”, concluiu Rodrigo Torres

Fonte: www.blog.planalto.gov.br

Secretaria de Assistência Social e CMDCA lançam Campanha do Imposto de Renda Solidário.

Secretaria de Assistência Social e CMDCA lançam Campanha do Imposto de Renda Solidário

A Secretaria Municipal de Assistência Social e o CMDCA lançam a Campanha do Imposto de Renda 2016 “Ação Cidadã – aqui o seu Imposto tem valor social”.

O lançamento contará com a presença de Leocádia Silva do Carmo, Chefe de Departamento da Contabilidade da PMP, que realizará uma palestra sobre a legalidade da destinação do Imposto de Renda, pela Receita Federal.

A Campanha visa conscientizar os contribuintes de Poções para que destinem parte do Imposto devido à Receita Federal ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente FMDCA, para que os valores arrecadados sejam destinados a projetos sociais aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Pessoas jurídicas podem destinar 1% do valor do imposto devido e pessoa física 6% do valor. De acordo com a presidente do Conselho, Bruna Ramos, “a novidade deste ano é a possibilidade do contribuinte de escolher para qual projeto vai destinar o dinheiro doado”.

“O contribuinte poderá também acompanhar o quanto cada projeto recebeu até o momento da sua doação e assim ajudar os projetos que por ventura restam pouco para fechar a sua cota”, informa a presidente.

A campanha do Imposto de Renda 2016 “Ação Cidadã – aqui o seu Imposto tem valor social” conta com parcerias da Receita Federal.

Fonte: Site Oficial da Prefeitura Municipal de Poções.

Adão Luz é o novo coordenador do CMAEEP de Poções.

02

Adão Luz foi empossado como novo coordenador do CMAEEP – Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado de Poções.

O Informe Liberdade II edição desta segunda (04) recebeu Adão e o Secretário de Educação Carlos Giovani, eles falaram sobre a importância do CMAEEP na cidade.


Fonte: Liberdade FM Poções.

Disque Denúncia Nacional - DDN 100