Páginas

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Poções: Conselho Tutelar realiza reunião com equipe do CREAS.



O Conselho Tutelar de Poções, órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente segue firme no intuito de oferecer à população um serviço de qualidade e de resolutividade.

Pensando assim, o órgão provocou mais uma reunião com integrantes da rede de proteção social, a qual aconteceu na sede do órgão. Dessa vez a reunião foi com a nova coordenação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, Srª Ana Carine Aguiar, a qual compareceu acompanhada da Psicóloga, Srª Gleissa Oliveira Morais.

Durante a reunião foi reforçado sobre o que recomenda a tipificação a respeito da Proteção Social Especial (PSE), pois a mesma organiza a oferta de serviços, programas e projetos de caráter especializado, que tem por objetivo contribuir para a reconstrução de vínculos familiares e comunitários; o fortalecimento de potencialidades e aquisições, e a proteção de famílias e indivíduos para o enfrentamento das situações de risco pessoal e social, por violação de direitos.

Foi enfatizado que grande parte do público atendido pelo Conselho Tutelar se encaixa diretamente no público-alvo do CREAS, pois infelizmente os casos estão chegando em um agravo que necessitam do acompanhamento e das intervenções da proteção social especial, haja vista, que a demanda no momento está sendo formada por famílias e indivíduos que vivenciam violações de direitos por ocorrência de: Violência física; Violência Psicológica; Negligência; Violência Sexual; abuso e/ou exploração sexual; Afastamento do convívio familiar; Tráfico de pessoas; Situação de rua e mendicância; Trabalho Infantil; Abandono, entre outros.

A coordenadora do CREAS demonstrou interesse em agilizar as demandas do serviço e sinalizou que há uma demanda reprimida, pois diversas requisições do órgão ainda não tinham sido abertas e dados os devidos encaminhamentos. Sinalizou também que além das demandas do Conselho Tutelar há diversas outras demandas advindas de outros setores e do trabalho de abordagem social, mas que a equipe está traçando um plano de ação para melhor atendê-las.

Reiteramos que a demanda oriunda do Conselho Tutelar é emergencial e que o objetivo é combater as violações de direitos detectadas e que por esse motivo os casos precisam de acompanhamentos contínuos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário